Monday, June 9, 2008

Guilty pleasures

Med, pá! Nunca pensei que responder ao teu desafio fosse tão complicado. É que eu tenho imensas coisas que me dão prazer, e muitas mais que me deixam com brutais sentimentos de culpa. Escolher os melhores é uma tarefa penosa. Por isso decidi basear-me nos 7 pecados capitais como critério de escolha.

1. GULA:

1.1.Todos os prazeres relacionados com a gula me são especialmente queridos. Sou pessoa que aprecia os bons pratos da gastronomia portuguesa: cozido (com todos os enchidos), rancho, carne de porco à alentejana, tudo o que seja bacalhau, a bela da feijoada de polvo, a maravilhosa sopa da pedra. E para terminar, doces conventuais, sua concentração de açúcar, colesterol e salmonelas. Como de tudo e com gosto. A culpa aparece quando me pára a digestão ou tenho descargas de vesícula...

1.2. Aqui posso incluir o prazer de beber sem moderação. E a culpa que se sente na manhã seguinte. Nunca a ideia de contrição é tão verdadeira: "Nunca mais volto a beber..."
Pior que isso é estar a beber e já sentir as pontadas do remorso... e beber mais ainda para calar a voz da consciência.

2.VAIDADE:

O dinheiro que gasto em roupas que nunca vou usar mais que duas vezes é um terrível guilty pleasure...

3.LUXÚRIA

Não me apetece falar sobre isso... Pressuponho que provocar o ex, via telefone, a altas horas da madrugada, possa entrar nesta categoria :)

4.AVAREZA

Não sou pessoa avarenta, mas admito que comer uma caixa de Guillian inteira sem partilhar com os amigos é algo que me dá imeeeeenso gozo.

5.PREGUIÇA

Ui ui!! O meu pecado preferido. O prazer que me dá entregar-me ao tédio de estar uma tarde inteira no sofá a ver filmes antigos, sabendo perfeitamente que o meu quarto está inabitável, a cozinha invadida por moscas na louça suja, as aulas da OA intocadas e espalhadas no baco de trás do carro... E o sorriso com que desabafo "Que seca..." enquanto me espreguiço.*

*Continuarei este post depois de preguiçar um bocado, mas aproveito para deixar o desafio ao José. (This should be interesting...)



No comments: