Friday, June 27, 2008

Estagiários


O bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, disse hoje que há “centenas e talvez milhares de pessoas presas por terem sido mal defendidas”, porque as defesas oficiosas por advogados estagiários são geralmente “mal feitas”.

“Um estagiário não está preparado para advogar, por isso mesmo é que é estagiário”, disse na antena do Rádio Clube Português (RCP). Considerou também que o que se “passa é uma vergonha” e que “vai acabar com isso”.

(in Público on-line)

O nosso Bastonário é, de facto, uma mente brilhante: um advogado estagiário não está preparado para advogar. Só estará quando concluir o estágio. Isto porque o estágio lhe permite aplicar na prática as suas competências teóricas. No entanto, se o advogado estagiário deixar de poder advogar durante o estágio, a única capacidade que ganhará, em 30 meses, será a de tirar fotocópias, atender telefones e marcar as audiências na agenda do seu patrono. Aprenderá ainda as virtudes dos sofás da sala de espera do escritório e que os arguídos oficiosos cheiram mal.*
Depois disso, sim, já pode defender pessoas.

Temos pena, sr. Bastonário. Mas tem mesmo que haver cobaias! E diga-se, em abono da verdade, que há advogados estagiários que, precisamente por serem estagiários, trabalham com mais empenho e diligência que muitos Ilustres Mandatários de renome... "Ganha fama e deita-te na cama", já dizia a minha avó.

*Refiro-me a grande parte dos estágios e não ao meu. Porque a Dra. B. é incapaz de fazer de nós suas secretárias. Até porque o Sr. João e a querida Maria dão muito bem conta do recado. Mas um arguído oficioso, é sempre um arguido oficioso...

3 comments:

M said...

Ah Marta! Do que eu me livrei!
E já falta tão pouco para suspender a cédula!
Beijinhos com saudades

marta said...

Tu Med, foste um exemplo de empenho dos defensores estagiários. Estou a lembrar-me do fora-da-lei octogenário... :)
De certeza farás um excelente trabalho do lado de lá da barra!
**

sethyoder said...

entao se "vcs" não podem praticar nas respectivas cobaias como é que vão aprender?! e os médicos, vão deixar de errar se não estagiarem...

sorte a minha que trabalho com zeros e uns :P (ninguem vai preso nem morre ng por minha causa...ou então n :P)

*