Friday, May 16, 2008

Ira II


-Ao todo serão 1200 escolas do 5.º ao 12.º ano onde serão instaladas câmaras de videovigilância.

-PORTIMÃO: Duas dezenas de câmaras vão ser instaladas na Praia da Rocha.

-COIMBRA: A instalar da zona da Baixa da cidade, o projecto contempla 17 câmaras móveis de videovigilância – num investimento de cerca de 200 mil euros – que ficarão ligadas à PSP.

-LISBOA: A Junta de Freguesia de São Nicolau, na Baixa Pombalina, já enviou o pedido ao Ministério da Administração Interna para a instalação, naquela zona da capital, de 32 câmaras.

-PORTO: 13 câmaras que vão assegurar a videovigilância na Ribeira.

-Os órgãos de polícia criminal vão poder controlar todos os passos de uma pessoa através da localização do seu telemóvel. Ao contrário do que acontece nas escutas, neste caso nem sequer irão necessitar da autorização prévia de um juiz.

-Localização Celular é o serviço da Vodafone lançado em finais de 2000 para empresas. Basta disponibilizar um telemóvel para cada funcionário que o sistema permite localizá-lo, nomeadamente "no interior dos edifícios e zonas densamente arborizadas", anuncia a operadora.
A localização é feita através do cartão SIM, circuito impresso tipo smart card utilizado para "identificar, controlar e armazenar dados do telefone celular" e é também possível nas outras operadoras. A TMN chama-lhe Localizz e a Optimus Geo SMS. Entretanto, o sistema foi alargado aos automóveis, o que permite sempre saber onde está cada viatura.
Agora, pretende-se alargar o serviço a particulares, de forma a que seja possível a localização de pessoas, tendo o porta-voz da TMN garantido que o seu lançamento está para breve. O público-alvo são as crianças e o sistema surge como uma forma dos encarregados de educação garantirem a segurança dos menores.

-Uma escola britânica vem testando a vigilância de alunos mediante implantação de etiquetas RFID em uniformes escolares. Dez alunos da Hungerhill School são voluntários no teste do mesmo sistema de vigilância aplicado a prisioneiros em liberdade condicional.


Mas sou só eu que acho isto tudo inadmissível???

1 comment:

Mokas said...

é uma faca de dois gumes... por um lado é bom, por outro é mau.