Thursday, May 22, 2008

...

Human Rights Watch denuncia detenção de mais de 500 menores no Iraque, pelas forças norte-americanas
21.05.2008 - 21h01 Reuters
A organização dos direitos humanos Human Rights Watch pediu hoje para que as centenas de crianças detidas pelas forças norte-americanas no Iraque tenham acesso imediato a um advogado e que os casos que justificam a detenção sejam apreciados por entidades judiciais independentes.

Segundo a organização, foram detidos 513 menores de 18 anos identificados como ameaças à segurança, desde Março de 2003. Ao todo foram detidas 2400, algumas com 10 anos, que foram sendo libertadas. Por vezes são interrogadas durante dias ou semanas antes de serem enviados para centros de detenção.

“A maior parte das crianças fica durante meses sob custódia das Forças Armadas norte-americanas “, disse Clarisa Bencomo, da Human Rights Watch. “Os EUA deviam dar a estas crianças acesso imediato a advogados”, acrescentou.

As queixas da organização surgem um dia antes do Comité das Nações Unidas para os Direitos da Criança se encontrar em Genebra, na Suíça para rever as condições de adesão dos Estados Unidos a um tratado sobre as crianças em conflitos armados.

O tratado obriga as nações que detêm os menores a responsabilizar-se pela sua recuperação e reintegração.

Em declarações, as Forças Armadas norte-americanas apenas confirmaram que têm “menos de 500 crianças” sob a sua custódia no Iraque. E acrescentaram: “Não há nada neste protocolo que iniba a detenção de indivíduos menores de 18 anos, por isso estamos a cumprir com o nosso compromisso”.


in www.publico.clix.pt


comentem os génios a quem, depois disto, restarem palavras

3 comments:

José said...

LOL. Devo recorda-la, e perdoe-me a total frieza, que grande parte desses menores se encontram totalmente formatados a uma fé que pensam ser unica, condicionados pela pouca familia à exclusiva filosofia muçulmana (xiita ou sunita)e, devido a tal situação infeliz, aptos a suicidios de crença, sempre a bombar. Sei que a ideia de criar um pseudo campo de concentração para essa triste gente não é de todo a melhor das ideias, mas creia, fielmente, que a real culpa recai sobre a sociedade que os rega. Além do que que acredito que certos fins, justificam certos meios...

marta said...

perdoe-me falta de respeito mas penso que você está totalmente louco e com mente redutora (ou reduzida). Pergunto-me o que andará a beber ultimamente. Maquiavel da treta!!fa

Anonymous said...

como se ele tivesse escrito qualquer mentira...