Tuesday, April 13, 2010

Considerações sortidas

Consideração #1
Duas semanas sem computador. O meu velhinho Acer não resistiu a mais uns anos de maus tratos e faleceu. Assim, sem um queixume, ou um último suspiro. Deixei-o a dormir e não voltou a acordar. Morte santa.
Menos santa foi a minha disposição, por ter que adquirir um novo. Ainda pensei seriamente em não comprar nada, era o que faltava, tanto que posso fazer com esses 600 euros, é desta que remo contra a corrente e recuso a informatização da minha vida, volto a ler o jornal em papel, volto a sair com os amigos em vez de os ver no facebook, volto a fazer os trabalhos à mão, com letra perfeita e esquadrias tiradas a tinta-da-china e régua T. Entrego a declaração do IRS nas finanças, e quem me quiser contactar que me telefone, o e-mail já era. Toda eu era boa vontade. Mas que não resistiu às imposições profissionais e ainda menos à necessidade de blogar.
Consideração #2
Entretanto, apareceu-me o recrutamento de juristas para a União Europeia. Local de trabalho: Bruxelas. Bruxelas tem mau tempo. A minha mãe, ansiosa por me ver fora daqui, todos os dias ao telefone: Já te candidatas-te? Olha o prazo, tu concorre... e eu, sim mãe, 'tá bem, amanhã. Lá fui a casa do amigo do costume, pedir que me deixasse enviar aquela porcaria. Formulário de candidatura em Inglês, respostas em inglês, o meu já muito enferrujado, e surge a pergunta da morte: "Describe two of your greatest achievements, how did you obtained them and the positive consequences on your life and for others." Qualquer coisa assim, mas sem erros. E eu, olha que merdice de pergunta, não vou preencher este campo. E o cabrãozito de um asterisco: vais, que é obrigatório. Ou aparece-te um daqueles avisos a vermelho a dizer que te falta preencher um campo. Fuck. Eu não tenho nenhum achievement. Nem sequer sei que palavra portuguesa corresponde a "achievement". Vai daí, começo a chorar. É suposto que aos 25 anos eu já tenha dois achievements dignos de nota? Já não quero preencher isto, que se lixe, também não quero nada ir para Bruxelas, lá está a chover e aposto que se come mal. Mente, inventa qualquer coisa, aconselhou-me o amigo. Não sou boa a mentir. Mas também não sou malcriada e como não gosto de chatear as pessoas em vão e só faltava aquela resposta, escrevi simplesmente: "I'm 25. I haven't had time for any achievements yet."
Cheira-me que não serei seleccionada...
Consideração #3
Caro colega com ar ligeiramente nerd mas incrivelmente interessante e bastante jeitoso que frequenta as aulas de Práticas Processuais Laborais na CDC da OA: que tal um cafezinho no intervalo?
Consideração #4
Os meus vizinhos de cima acordaram-me no Domingo às 9 da manhã, aos berros um com o outro. A acústica do meu prédio é melhor que a dos Jerónimos. Ouve-se tudo com tanta nitidez que é impossível não ser cusca. Não esperem que vos conte aqui o motivo das discussões alheias, até porque não interessa mesmo. Quero apenas referir que a minha vizinha de cima é tão maníaca da limpeza que não se limita a aspirar a casa TODOS OS DIAS. Depois de dizer e ouvir coisas horriveis, suficientes para deixar qualquer pessoa de rastos e a chorar todo o dia debaixo dos cobertores, esperou apenas que o marido batesse a porta de casa com estrondo para ir buscar o aspirador e deixar a casa num brinco. Aposto que dá para comer no chão. Como eu gostava de ter essa capacidade... Já era um achievement.

4 comments:

Daniela said...

já tinha saudades de ler alguma coisa no teu país das maravilhas!...
ps1-weelcome ao mundo real... a mim também me pedem "portfolio digital, impresso e experiencia profissional...." tipo... para além do "escolar" dá vontade de por lá "impressão do 25 e a entrega em disquete tambem conta?" (coisas de zarianos pessoal...private joke as well...) ps2: bruxelas? acho que mereces melhor. Pensa nos homens de lá. pálidos. possivelmente desensaibidos. precisavas de 3 copos de wisky para os aqueceres e dares uns tons amenos ao ambiente...
ps3: pessoalmente dada a tua sinceridade acho que te chamariam!!! sem sombra de duvida!
ps4- eras a pessoa indicada para abrir um negócio comigo. think about it...
ps5- epah...passeios, amigos, sol natureza e tal...sim amo... mas não me tirem o portatil para o relx e para o blog! Ninguem te vai ler as linhas direitas! a nao ser que andes a oferecer leitoes ao editor da oficina do livro e ele bote a margarida rebelo sousa andar de lá e te contrate! o que era great...
ps6- desculpa lá o testamento. mas sao 6 da manha e estou em momento de "zen mental"...arf...
beijoka até amanha!

Anonimo said...

Alem do recrutamento tens que fazer 3 tipos de testes, caso sejas chamada. E neste momento para 300 ou 500 vagas no total (alem de jurista, estão tb a pedir administradores, IT, entre mais 2 especializações) e neste momento já são cerca de 50.000 inscritos. Tenta de qq maneira, mas haverão sempre outros concursos deste género.
Beijoka

marta said...

Pois é Danizinha, tudo o que dizes é tão certo! :)*

Gina, há quanto tempo, melheri!Isto de 7 cães a um osso tem sido a história da minha vida. Se não conseguir, azaritos. Fico-me pelo nosso Portugal, enquanto houver sol.*

Anonimo said...

Melheri!! :)
E' verdade! E penso que a nossa geração vai passar sempre por isso. Ja' não e' como antes que uma pessoa se licenciava e dava-se ao luxo de poder escolher onde trabalhar e ficar praticamente efectiva.
Eu cá ando por terras italianas, e estou a ver se faço aqui o doutoramento. So' me dizem a resposta no final, vamos la' ver. Estás mais do que convidada para cá vires!! :)
Força e coragem ragazza!!
Um beijao! ;)