Friday, March 26, 2010

Eu amo (mais ou menos) Portugal

Em conversa com um amigo que se considera um cidadão do mundo, dizia-lhe eu que essa história de cidadania mundial é uma grande treta. Eu sou portuguesa de uma maneira tão radical que logo que saio de Vilar Formoso e entro em Fuentes de Oñoro deixo logo metade do coração para trás e começo a entristecer. Eu nunca viajei e não me importo assim tanto. Talvez ame tanto o meu país porque nunca vi os outros. Mas eu não sou daquelas pessoas para quem a nossa casa só existe quando estamos fora dela.
Emigrar, para mim, está quase fora de questão. E se, por acaso, agora se abatesse uma catástrofe de tais dimensões que me obrigasse a sair do país por comprometer a minha sobrevivência, como, para dizer assim uma coisa ao acaso, o Alberto João ser eleito primeiro ministro, só me via a viver num dos outros membros do "Club Med": Espanha (apesar de terem péssima comida), Itália (apesar do Berlusconi) ou Grécia (apesar de não apreciar homens de toga).

Há três razões fundamentais para eu gostar de Portugal:

1. A melhor gastronomia do mundo;
2. A língua mais bonita do mundo;
3. O clima mais equilibrado do mundo.

Tendo em conta que estamos no fim de Março e que desde Outubro que não vejo o Sol brilhar o dia todo, começo a pensar se compensa assim tanto viver em Portugal. Porque se é para passar semanas a pensar "O quê? Hoje também está a chover?? QUERO MORRER!!! A VIDA NÃO FAZ SENTIDO!" acho que prefiro mudar-me para um país cinzento qualquer do norte da Europa...
(Imagem da qual me apropriei indevidamente, mas sem intenção de a tornar minha)

1 comment:

Albatroz said...

Estou contigo, Marta.
Adoro a nossa comidinha da boa, a nossa língua que ninguém mais consegue falar nem fazer piadas como o Quim e outros pimbas e até o nosso frio de Inverno e o calor de Verão!
Para ver paisagens, basta passear cá dentro que temos de tudo!
Temos estrangeiros de todos os cantos do mundo.
Não precisamos de furacões, chuvas torrenciais, terramotos, nem tsunamis.
Eu só queria mesmo, era que o meu belenenses se mantivesse na 1ª Liga, mas nem tudo pode ser perfeito.