Wednesday, July 15, 2009

SALDOS - SALES - REBAJAS

Estimado Cliente:
Hoje começa, oficialmente, a época de saldos. As lojas vão estar apinhadas, a roupa vai andar pelo chão, e muitos ficarão felizes por dar 4,99€ por um farrapo que não serve nem para limpar vidros, pelo simples facto de ser tão barato. Por forma a facilitar as vossas compras e o trabalho dos funcionários das zaras, cê-e-ás, agá-émes e afins, agradecemos que cumpram as seguintes regras:
1. O empregado da loja existe, é visível e (pasme-se!) tem sentimentos. Não custa nada dizer-lhe boa tarde ou, simplesmente, olhá-lo com amabilidade, em vez de fingir que ele não está lá.
2. Quando, ao ver peças de roupa, deixar caír alguma delas no chão, não assobie para o tecto, fingindo que não é nada consigo: apanhe-a e coloque-a no móvel mais próximo.
3. Antes da sua odisseia de compras, POR FAVOR coloque desodorizante e lave os pés. Os funcionários não serão tão eficazes se tiverem que controlar os vómitos devido ao cheiro que fica na zona dos provadores.
4. Tenha atenção ao comportamento do seu filho: evite que ele espalhe batatas fritas do happy meal pelo chão, faça chichi num canto da loja ou passeie alegremente com um saco de plástico enfiado na cabeça.
5. Não obrigue um funcionário a ir buscar peças ao armazém simplesmente porque acha que a da loja já foi muito manuseada: você não faz ideia do que se passa nos armazéns...
6. Ao procurar uma peça de roupa específica, tente descrevê-la o melhor possível, para que possamos ajudá-lo. De nada nos serve que nos repita mil vezes que viu na outra zara um casaco cuja principal característica é ser "muito giro".
7. Quando, no meio daqueles montes com milhares de camisolas a 5 euros, encontrar uma de que gosta mas não for o seu tamanho, não adianta vir perguntar se há. Se houver está lá no meio. A ROUPA AINDA NÃO TEM GPS por isso não conseguimos encontrá-la através do computador e, obviamente temos muito mais que fazer do que ajudá-lo a procurar. Poupe-nos o degredo de gritar: Ó freguesa, é escolheriiii!!!!
8. Por muito que lhe pareça estranho, nós, os funcionários, temos HORÁRIO DE TRABALHO. Se a loja fecha às 24h, não é de bom tom entrar com a maior das latas, às 5 para a meia-noite, para desarrumar o que já está dobrado e saír 20m mais tarde, arrulhando que volta no dia seguinte.
9. A função do lojista é ajudá-lo a comprar roupa. Evite pedir-lhe para tomar conta do bebé enquanto vai só ali à secção de homem, ou para chamar a sua filha, que está vestida de roxo e deve estar à sua espera à porta da FNAC.
10. A caixeira não tem culpa que as calças tenham a costura torta, que a camisola tenha o decote de lado e uma manga maior que a outra. Reclame com as crianças indianas que as fabricaram.

Obrigado e boas compras.

Ass: Auto-nomeada porta voz dos funcionários das lojas de roupa.

12 comments:

JB said...

Oh, quero saber mais sobre o ponto 5!

marta said...

Olá JB! O ponto 5 é uma questão de segredo profissional. Mas quando eu for despedida, faço um post inteirinho sobre esse assunto. :D

JB said...

Oh, que pena, pá. Sendo assim, espero que sejas despedida muito rapidamente! ihihi

Barroso said...

Hoje comprei uma t-shirt por 1,99. Mas realmente, não cumprimentei o empregado.

marta said...

:D A tua t-shirt não tem um cheiro estranho, Barroso? É melhor lavar antes de usar...

Barroso said...

Não notei cheiros. Experimentei-a hoje e não gostei. Fica para limpar o pó.

Daniela Gaspar said...

eu acrescentaria k os miudos tem hora de dormir... têm necessidades fisiologicas mais dificeis de controlar e k os papis k nao levam as crias ao wc kd eles estão aos BERROS (espero k o nosso seguro de saude abranja os timpanos...), é k deviam limpar o xixizinho do chão.. e nem vou entrar pelo campo do vómito k estraga peças de vestuario :) aiiiiiii só apetece ganir e subir aos postes! lol

André said...

Aaaahh fiquei tão feliz por encontrar um blog que exprima a maneira como me sinto todos os dias... lolol

Ritinha said...

Adorei ... sou funcionaria numa Zara sei bem do que falas ... axo que descreves-te perfeitamente o que nós sentimos. Parabens :)

Ana Oliveira said...

Adorei, e como compreendo!!!
Por norma digo cumprimento os funcionarios ou pelo menos sorrio e dobro sempre a roupa (excepto quando está num monte)...
Mas detesto mesmo quando dobro a roupa e o/a empregado/a vem logo atras de mim dobra.la melhor, nao podia esperar um bocadinho para eu me sentir util!!!

marta said...

Obrigada, colegas!
Ana, acredita, todos nós apreciamos o esforço de clientes como tu, mesmo se depois vamos dobrar as coisas melhor :)
Beijinhos e bom trabalho/compras a todos!

Anonymous said...

bem... eu sou daquelas que já teve de limpar vómito, xixi e também cocó dos provadores... é bem verdade, não é mito, estas coisas acontecem. ser funcionario do grupo inditex ou de qualquer outra loja do mesmo formato não é tarefa fácil. acho que devia de haver um curso intensivo para clientes e que todos passassem um dia (um dia chega perfeitamente) para perceberem o quanto temos de aguentar... todos os dias.