Friday, July 17, 2009

Desculpem lá, mas...

... cá vai mais um post indignado. Todos os que estão fartos de me ouvir reclamar podem parar de ler por aqui e ir ver vídeos no redtube.
Estava eu feliz da vida, cozinhando uma apetitosa carne para o almoço, quando arrebito a orelha para ouvir o que dizia o sr. jornalista sobre um país qualquer onde era proibido aos homossexuais dar sangue. Sem olhar para a TV, abanei a cabeça e pensei: mais uma ideia absurda de um desses países de terceiro mundo, lá para o médio oriente. Qual não é o meu espanto quando me apercebo que o país onde os homossexuais não podem dar sangue é... Portugal! Incrédula, tentei perceber as razões de tal norma. Parece que, por cá, continua a pensar-se que o facto de ser homossexual implica necessariamente ser-se promíscuo, ter comportamentos de risco e, consequentemente, ter mais probabilidade de contraír doenças perigosas. Mais ainda: isto só vale para os homossexuais masculinos. As lésbicas podem dar sangue à vontade.
Das poucas vezes que dei sangue, nunca ninguém me perguntou qual a minha orientação sexual e, que eu saiba, o inquérito inclui para todos os dadores as mesmas questões acerca de comportamentos de risco. Além disso, o meu sangue (e suspeito que o de todos os outros dadores) é sujeito a uma bateria de análises para despistar doenças graves antes de ser usado em transfusões. Porque é que o sangue de um homossexual não pode seguir o mesmo caminho?Também não me parece que o doente que necessite de uma transfusão se lembre de perguntar se o sangue é de um hetero ou homossexual, a não ser que tenha medo de contrair mariquice por transfusão sanguínea.
Estou tão furiosa que nem sei o que vos diga mais. Olhem, digam vocês o que vos parece...

2 comments:

JB said...

Bom, sendo que o medo terrível de toda a gente é do HIV, a diferença entre lésbicas e gays é facilmente explicada. As lésbicas têm um risco de contágio do HIV praticamente inexistente, já os gays não.
De resto, tens toda a razão em tudo o que dizes. Não sabia que homossexuais não podem dar sangue, mas amei saber. É super. Assim é menos gente para ajudar, o que é bastante lógico, sim. Apoio totalmente
Abaixo os paneleiros!!!

Barroso said...

Agora só sei das notícias pelos blogs. Assim chateio-me menos :)