Monday, May 25, 2009

Direito de Resposta

Em resposta ao que escrevi sobre o projecto "Torga em SMS", disse o seu coordenador (ver na caixa de comentários):
"Existe um projecto que prevê a passagem" - Não é verdade, já está integralmente convertido para SMS. O que pode doer é vê-lo botar opinião sem se informar primeiro. É contestar o projecto tendo por base os argumentos que alicerçam a sua publicação. Não é um blog, são quatro. E leia o detalhe primeiro, aqui: http://www.mediatico.com.pt/sms/torga-sms-pr.doc
Depois, sim, diga o que lhe aprouver. Comentar de cor é que não é correcto, não sei se consegue entender...
DMA Coordenador do Projecto "Torga em SMS"
Em primeiro lugar, devo dar-lhe razão: eu não conhecia o projecto. Emiti opinião, como aliás tenho por (mau) hábito, com base numa conversa de café, facto pelo qual peço desculpa. Assim, para me redimir, segui as indicações que me deu, e que agradeço, para me informar melhor.
Segundo percebi, o projecto tem como objectivo gerar a discussão sobre a forma preocupante como os jovens, actualmente, escrevem, arrastando para os contextos escolar e profissional os mesmos gatafunhos que usam na Internet ou no telemóvel. Se assim é, e se o que pretende o projecto é chocar e abanar consciências, através da comparação entre a versão original e a "abreviada", está de parabéns: a mim, chocou-me. E a discussão parece estar lançada. O que me preocupa é se tal projecto terá ou não o mesmo efeito nos jovens, ou se, pelo contrário, não virá legitimar aquilo que se pretende combater...

No comments: