Wednesday, December 10, 2008

Vermelho, vermelhante, vermelhão...


O Governo veio agora aconselhar os professores a não fazerem as correcções dos testes com caneta vermelha por ser uma cor demasiado agressiva e potencialmente traumatizante para as mentes infantis.
O Governo está muito atrasado: há 8 anos já a minha professora de Inglês/Alemão defendia a mesma teoria, insistindo em encher-nos os testes de manchas verdes ou roxas. Para não nos traumatizar (ainda mais).
Eu iria mais longe: qualquer correcção é agressiva para o aluno. Dizer a um aluno que se escreve "comeste" e não "comes-te" pode transformá-lo para sempre numa pessoa com baixa auto-estima. Analfabetos, sim, mas mentalmente saudáveis!
Concluímos daqui que as crianças de hoje em dia são uns cócózinhos, incapazes de sobreviver sem sequelas a um teste riscado a vermelho, a um raspanete ou a histórias infantis em que uma princesa come uma maçã envenenada com pesticidas proibidos na UE. Palmadas, então, nem pensar!
No meu tempo não era nada disto. Por isso é que eu sou mentalmente doente. Foram anos e anos de práticas torturantes...

1 comment:

Ana said...

Eu sabia que o trauma tinha de vir de algum lado...