Monday, December 8, 2008

Dia Santo


Alguma vez se perguntaram porque é que hoje é feriado? Eu sabia que o dia 8 de Dezembro é o da Imaculada Conceição, mas isso não me dizia nada. Só que, estando de novo sem Xanax e com uma insónia de terror, decidi reflectir sobre o assunto.
"Imaculada Conceição" foi um dogma decretado pela Igreja Católica, segundo o qual Maria é uma entidade pura e limpa do pecado original. Ou seja, falamos basicamente de uma Imaculada Concepção. Da concepção sem esse pecado-mor que é o do Sexo. A Igreja Católica vê TODO o sexo como algo de mau, sujo, mortalmente pecaminoso. Quando digo TODO, é mesmo todo, incluindo o praticado dentro do casamento. É por isso que se baptizam os bebés: porque estão manchados pelo pecado original, esse pecado que os seus pais cometeram quando "praticaram o coito", nas palavras sábias do meu primo de 8 anos.
O conceito do pecado capital da luxúria na Igreja é tão poderoso e abrangente que condicionou toda a nossa História até hoje e continua a dominar a consciência de muito boa gente.

Por isso me parece tão maravilhosamente irónico que, pelo menos numa coisa, os dogmas da Igreja sejam úteis: amanhã, muitos de nós estarão certamente a aproveitar o tempo livre para um dia porcamente anti-concepcional.

1 comment:

Anonymous said...

Ai, afinal gosto ainda mais deste.