Tuesday, December 30, 2008

"até que ponto não nos é só possível amar o que já perdemos?"

António Lobo Antunes em entrevista a Mário Crespo

Saturday, December 27, 2008

Love will tear us apart



When routine bites hard
And ambitions are low.
And resentment rides high
But emotions won't grow.
And we're changing our ways
Taking different roads.

Then love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.

Why is the bedroom so cold
Turned away on your side?
Is my timing that flawed
Every feeling run so dry?
Yet there's still this appeal
that we've kept through our lives.

And love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.

Do you cry out in your sleep,
All my failings expose?
Gets a taste in my mouth
As desperation takes hold.
Why is it something so good
Just can't function no more?

And Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again.
Love, love will tear us apart again...

Pequeno bilhete aberto a José Cardoso Pires

Caro senhor:

Li, há uns anitos, um livro seu, de título "O Delfim". Não o compreendi e, consequentemente, não gostei. Liminarmente, dei-lhe um empurrão para o fundo da minha lista de autores, baseada única e exclusivamente nessa má experiência literária.
Hoje, sou obrigada a reconsiderar e a pô-lo no topo. Porque "A balada da praia dos cães" é simplesmente magistral. Devo-lhe um pedido de desculpas: desculpe.

Friday, December 26, 2008

Mondego



E foi esta bola de pelo que me desaguou cá em casa este Natal...

Tuesday, December 23, 2008

Friday, December 19, 2008

Ahhhh!!!! Agora percebo...

Os estudiosos de uma universidade escocesa descobriram que ver comédias românticas pode estragar a vida amorosa. Afinal, a culpa não é minha. É da TVI!!

Tuesday, December 16, 2008

Balada da Despedida


Um dia descobri que estava cansada e disse: vou-me embora. "Ex.mos. Srs, venho por este meio comunicar que pretendo denunciar o meu contrato." E com 5 linhas de palavrório de minuta terminei uma relação laboral que durava há 10 meses.
Não vou ter saudades de arrumar armazéns, dobrar camisetas, aturar clientes mais-que-chatas. Mas ainda só deixei o trabalho há 2 dias e já sinto a falta das pessoas. De algumas pessoas: das que são doces. Das sempre bem dispostas. Das que têm mau feitio que se desfaz à força de piadolas. Das que me dão ordens como se efectivamente mandassem em mim. Das que me ensinam coisas novas todos os dias.
Porque eu cheguei sem mais nada do que a minha inexperiência. E levo os saberes, a confiança e os AMIGOS.

Friday, December 12, 2008

A outra face da lua

Era a noite de 27 de Fevereiro de 2002. A lua estava mais próxima da terra. Aparecia cheia, maior e mais brilhante. Eu tinha 17 anos e pedi um desejo.



Hoje, 12 de Dezembro de 2008, a lua está mais próxima da terra. Aparece cheia, maior e mais brilhante. Eu tenho 24 anos e peço o mesmo desejo. Mas por uma outra face...

Wednesday, December 10, 2008

Vermelho, vermelhante, vermelhão...


O Governo veio agora aconselhar os professores a não fazerem as correcções dos testes com caneta vermelha por ser uma cor demasiado agressiva e potencialmente traumatizante para as mentes infantis.
O Governo está muito atrasado: há 8 anos já a minha professora de Inglês/Alemão defendia a mesma teoria, insistindo em encher-nos os testes de manchas verdes ou roxas. Para não nos traumatizar (ainda mais).
Eu iria mais longe: qualquer correcção é agressiva para o aluno. Dizer a um aluno que se escreve "comeste" e não "comes-te" pode transformá-lo para sempre numa pessoa com baixa auto-estima. Analfabetos, sim, mas mentalmente saudáveis!
Concluímos daqui que as crianças de hoje em dia são uns cócózinhos, incapazes de sobreviver sem sequelas a um teste riscado a vermelho, a um raspanete ou a histórias infantis em que uma princesa come uma maçã envenenada com pesticidas proibidos na UE. Palmadas, então, nem pensar!
No meu tempo não era nada disto. Por isso é que eu sou mentalmente doente. Foram anos e anos de práticas torturantes...

Questionário

O Sapo decidiu lançar a alguns bloggers a pergunta: Qual a melhor canção de amor? Desafio estúpido e piegas. Mas eu respondo, sem hesitar:



É lindo demais!

E vocês, génios (se é que ainda aí andam...)? Qual a canção de amor que vos leva às lágrimas?

Monday, December 8, 2008

Canção de amor para uma pessoa feia

Dia Santo


Alguma vez se perguntaram porque é que hoje é feriado? Eu sabia que o dia 8 de Dezembro é o da Imaculada Conceição, mas isso não me dizia nada. Só que, estando de novo sem Xanax e com uma insónia de terror, decidi reflectir sobre o assunto.
"Imaculada Conceição" foi um dogma decretado pela Igreja Católica, segundo o qual Maria é uma entidade pura e limpa do pecado original. Ou seja, falamos basicamente de uma Imaculada Concepção. Da concepção sem esse pecado-mor que é o do Sexo. A Igreja Católica vê TODO o sexo como algo de mau, sujo, mortalmente pecaminoso. Quando digo TODO, é mesmo todo, incluindo o praticado dentro do casamento. É por isso que se baptizam os bebés: porque estão manchados pelo pecado original, esse pecado que os seus pais cometeram quando "praticaram o coito", nas palavras sábias do meu primo de 8 anos.
O conceito do pecado capital da luxúria na Igreja é tão poderoso e abrangente que condicionou toda a nossa História até hoje e continua a dominar a consciência de muito boa gente.

Por isso me parece tão maravilhosamente irónico que, pelo menos numa coisa, os dogmas da Igreja sejam úteis: amanhã, muitos de nós estarão certamente a aproveitar o tempo livre para um dia porcamente anti-concepcional.

Saturday, December 6, 2008

Retrato de um país



Portugal é feito de gente desta: idealistas, sim. Mas, antes de tudo, práticos. Primeiro a nossa rotinazinha. E depois, se houver tempo... Não sei como terão feito há 500 anos os nossos Descobridores, mas imagino que algum se tenha aborrecido, depois do almoço, enquanto palitava os dentes com um pau de giesta, e se tenha lembrado de se meter num barco para ver onde é que aquilo ía dar.

Nota: Considero-me incluída. Não sou diferente da maioria do povo.

Friday, December 5, 2008

Tuesday, December 2, 2008

livros


(Cartier Bresson)


"Há os livros que antes de lidos já estão lidos. Há os que se lêem todos e ficam logo lidos todos. E há os que nos regateiam a leitura e a que pedimos humildemente que se deixam ler todos e não deixam e vão largando uma parte de si pelas gerações e jamais se deixam de ler de uma vez para sempre."

Vergílio Ferreira, Escrever