Sunday, January 18, 2009

Quem o feio ama...(?)


Todos os contos infantis têm uma finalidade educativa. A moral da história tem que estar, explícita ou implicitamente, associada ao enredo. Quando era pequena, uma das minhas histórias preferidas era "A Bela e o Monstro". A ideia seria a de que não é a aparência monstruosa da pessoa amada que interessa, mas a beleza do seu interior. Por isso, a Bela se apaixonou pelo monstro, uma princesa qualquer beijou o Sapo e a Fiona se deixou levar pelo verde Shrek.

1ª questão: Porque é que em todas as histórias é o elemento feminino o abençoado com o dom da beleza e nunca o contrário?

2º questão: Porque é que, no final, eles só ficam juntos após a transformação do homem feioso em esbelto príncipe?
Na verdade, em "A Bela e o Monstro", ele virou um charmoso príncipe de aspecto nórdico, o sapo idem, e Shrek e Fiona decidiram que ambos permaneceriam no seu estado de ogres.
Porque era perfeitamente inconcebível, até na mente infantil, que uma mulher linda pudesse ser feliz para sempre com alguém que não fosse tão atraente como ela. Da mesma forma que não se concebe que alguma vez um homem belo possa sequer vir a apaixonar-se por uma sapa verde. Nem sequer em contos de fadas... E isso explica muita coisa.

No comments: