Friday, September 19, 2008

Não sai barato...

Surpresa na caixa do correio: à mistura com a conta da luz, a "Dica da Semana", os folhetos das viagens promocionais e o catálogo da IKEA, um panfleto capaz de ser útil: bom para colar no frigorífico ao lado dos da telepizza. Anuncia um "serviço funerário com dignidade, ética, humanismo e qualidade". Fantástico_pensei eu. Sempre achei fascinante o negócio da morte. Mas nunca imaginei que viesse a tê-lo publicitado desta forma, com direito a número nacional grátis e informação sobre o pack completo de serviço funerário. Para o caso de acontecer alguma coisa. Pela módica quantia de €995, a empresa oferece:

1."organização técnica"
2."viaturas confortáveis" (é importante!)
3."pessoal profissional e uniformizado" (não me lembro de ter visto um coveiro de uniforme, a não ser o macacão da Câmara Municipal...)
4."urna ecológica estofada" (finalmente, uma urna biodegradável como nós!)
5."lençol e lenço"(a minha avó chamava-lhe mortalha. Mas hoje daria azo a confusões...)
6."livro de condolências" (Eu vou querer dedicatórias giras no meu)
7."pagelas" (não podem ser antes postais com gatinhos fofos?)
8."água e café no velório" ( eu acrescentaria algumas bebidas espirituosas. e xanax. e lenços de papel)

Aprendi que, para poder morrer, ainda tenho que trabalhar o suficiente para a "Conta Poupança Funeral".