Wednesday, September 30, 2009

"Raras vezes se terá visto quadro tão estranho: uma rapariga a sacudir a cabeça, desesperada, e um homem sorrindo tristemente para a paisagem, certo de que a tempestade iria passar.
Como de facto passou. Instantes depois Guida recuava um passo e ia sentar-se no chão, quebrada, numa grande fadiga. Procurou um cigarro, tremia dos pés à cabeça."

O Anjo Ancorado, José Cardoso Pires

Wednesday, September 23, 2009

domingo de eleições

Sempre me disseram que o direito ao voto, num regime democrático, é sagrado. E eu concordo. A abstenção é uma coisa que me aborrece, por várias razões que me escuso de enumerar, porque já é tarde, estou sem paciência e com os olhos meios colados. Mas havia uma dúvida a martelar-me a conciência que tive que resolver. As eleições são sempre marcadas para o Domingo por ser o dia de descanso semanal para (quase) toda a gente. Assim, (quase) todos podem deslocar-se ao seu local de voto, excepto o monte de gente que trabalha ao Domingo e no qual eu me incluo. Devo acrescentar que muitos de nós têm que fazer quilómetros para ir votar. O que torna impossível o exercício do direito de voto a todos os que dão o litro no dia do senhor, e que não são assim tão poucos como possam pensar. Façam as contas a todas as meninas vestidas de igual que se encontram a dobrar camisolas nos diversos centros comerciais do país...
Inconformada, consultei o Código do Trabalho. O exercício do direito de voto TINHA que estar na lista das faltas justificadas. Pois. Pode-se faltar justificadamente para muita coisa. Para votar, não. Assim, todos os pobres de Cristo que trabalham em dia de eleições, ou faltam "injustificadamente" ou entram forçados nas estatísticas da abstenção.
Por mim, já pedi folga no Domingo. Para isso, vou ter que trabalhar 10 horas no Sábado, mas paciência. Seja por todos os que gastaram anos de vida a lutar para que eu o pudesse fazer.
Fica a proposta para os senhores deputados da nação: quando voltarem a alterar o Código do Trabalho (que bem precisa), lembrem-se disto. É capaz de ser mais produtivo do que beijocar transeuntes.

Good old Jimi

Friday, September 18, 2009

Da ressaca


acordei com a rara lucidez do torpor alcóolico, o cabelo a cheirar a tabaco e a chuva, para encontrar apenas a imaculada planície dos lençóis a negar-me aos gritos o arrepio de outro corpo. e tudo por causa de uma borboleta cor-de-rosa.

Helena Abreu

Monday, September 14, 2009

eufemismos

hoje alguém teve a coragem de me dizer, embora delicadamente, GET A LIFE! e eu fiquei a pensar: pois.

Friday, September 11, 2009

Saturday, September 5, 2009

Pequeno bilhete aberto ao Barroso

Caro Barroso:
A não ser que, no último mês:
a) tenhas estado a escalar o Evereste;
b) tenhas sido sequestrado por uma seita perigosa;
c) tenhas estado em retiro sexual
NÃO HÁ DESCULPA PARA A TUA AUSÊNCIA NO PENSO LENTO. É bom que voltes. Eu não sei onde tu moras. Mas posso descobrir.

Em altos berros, no carro, com pequenos movimentos pseudo-dançantes perante semáforos fechados

Ou a decadência total.